Pianista tocou durante cirurgia para remover tumor duplo a menino de 10 anos

Ao verificarem a atividade cerebral da criança, os médicos notaram que houve uma diferença entre os momentos em que o músico tocava e nos momentos em que parava. 

Um menino de 10 anos foi operado na passada terça-feira, dia 16 de novembro, a um tumor duplo na medula espinal, na cidade de Ancona, em Itália. Para relaxar o menino, a equipa médica decidiu convidar o músico Emiliano Toso para tocar piano durante a cirurgia que levou quatro horas. 

Segundo a agência Ansa, o piano foi tocado a 432 hertz, uma frequência reconhecida pelo corpo humano mesmo anestesiado. Ao verificarem a atividade cerebral da criança, os médicos notaram que houve uma diferença entre os momentos em que Toso tocava e nos momentos em que parava. "Tentámos parar e recomeçar a música, reparando na resposta do paciente, ainda que ele estivesse sob anestesia geral, o cérebro apercebeu-se da música e isso foi muito empolgante", disse Emiliano Toso.

O menor está a recuperar bem da cirurgia, de acordo com a equipa médica. "Correu tudo bem, não houve complicações. Foi uma atmosfera mágica de completa harmonia", afirmou o médico responsável pela intervenção cirúrgica, Roberto Trignani.