Quarentena em Inglaterra passa de 14 para 5 dias

Viajantes têm de apresentar teste negativo feito cinco dias após a chegada ao país.

Os viajantes que chegarem a Inglaterra – de avião, barco ou comboio – e que são obrigados a cumprir quarentena veem o período ser encurtado desde que comprovem que fizeram um teste à covid-19 cinco dias após a chegada ao país e que o resultado foi negativo.

A decisão pretende incentivar a industria das viagens, em particular o setor dos transportes aéreos, que sofreu uma queda considerável no tráfego, na sequência das restrições para combater a pandemia de covid-19.

A redução do período de quarentena – de 14 para cinco dias – entrará em vigor a 15 de dezembro. As pessoas em causa terão de agendar o teste antes de viajar, preencher um formulário para serem localizados e, até realizarem o rastreio devem permanecer isolados.

Segundo o Governo britânico, os testes serão efetuados num estabelecimento privado de saúde e pagos pelos cidadãos, quem optar por não fazer o rastreio terá de cumprir as duas semanas de quarentena.

"A nova estratégia de triagem permiti-nos viajar com mais liberdade, ver nossos entes queridos e impulsionar os negócios internacionais. Ao dar às pessoas a opção de serem selecionadas no quinto dia, também estamos a apoiar a indústria de viagens", afirmou o ministro dos Transportes, Grant Shapps, em comunicado.

O Governo inglês explicou que mudou de posição após examinar as evidências científicas que "mostram que um teste após cinco dias de isolamento traz um resultado melhor do que um teste à chegada, porque dá tempo para o vírus incubar, o que ajuda a reduzir o risco de um resultado falso negativo".