Vacina russa apresenta 95% de eficácia contra o novo coronavírus

A Sputnik V apresenta o melhor resultado das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus, equiparando-se à da Pfizer e a BioNTech que também apresenta 95% de eficácia. 

A Rússia anunciou novos resultados da vacina Sputnik V e afirmou que, de acordo com os resultados da terceira fase dos ensaios clínicos, esta tem agora uma taxa de eficácia de 95%, três pontos percentuais acima dos últimos resultados divulgados. Assim, a Sputnik V apresenta o melhor resultado das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus, equiparando-se à da Pfizer e a BioNTech que também apresenta 95% de eficácia. 

"Os resultados preliminares obtidos com voluntários 42 dias após a aplicação da primeira dose permitem concluir que a Sputnik V é 95% eficaz" pode ler-se num comunicado do Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em Moscovo, citado pela AFP. 

A primeira dose da vacina foi administrada em mais de 22 mil pessoas. 19 mil receberam a segunda dose. Após 28 dias, os primeiros resultados apontavam para uma eficácia da vacina russa de 91,4%.  42 dias depois foi administrada a segunda dose que aumentou para 95% a eficácia da mesma. 

O Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya indica ainda que o estudo não apresentou reações adversas "imprevistas" à vacina entre os voluntários.

Recorde-se que a comunidade científica internacional acusou a Rússia de quebrar os protocolos habituais para acelerar o processo científico.

A Rússia defende ainda que a sua vacina será a mais barata do mercado e irá custar cerca de oito euros por dose.