Tratar uma depressão com cogumelos mágicos? No Canadá é possível

A instituição de saúde do Canadá abriu portas a um novo componente químico para tratar a depressão. Chama-se psilocibina e encontra-se nos cogumelos alucinogénicos.

A magia dos cogumelos alucinogénicos foi usada pela primeira vez nos cuidados paliativos durante quatro meses e obteve resultados positivos.

A mudança começou quando a instituição governamental Health Canada concedeu isenções a quatro pacientes que estavam no fim de vida em agosto deste ano.

Agora, vários médicos, enfermeiros e terapeutas vão receber uma isenção legal para utilizarem os cogumelos mágicos com doentes depressivos.

“Esta é uma permissão do Ministério da Saúde e do Ministro da Saúde para deixar os terapeutas criarem o seu próprio treinamento em medicina psicadélica”, conclui Sean O’Sullivan, médico e diretor do TheraPsil, um grupo sem fins lucrativos que defende o uso terapêutico da psilocibina.

Contudo, as isenções não permitem que os profissionais de saúde prescrevam ou forneçam cogumelos que contêm psilocibina a outra pessoa. “Não existem medicamentos com psilocibina que tenham sido autorizados pela Health Canada”, disse a instituição de saúde à CBC News.