Morte de Alex Apolinário gera choque

O jogador do FC Alverca, que caiu inanimado na partida perante o Almeirim, acabaria por morrer na quinta-feira.

Alex Apolinário, de 24 anos, caiu inanimado no domingo, no jogo entre o FC Alverca e o União de Almeirim. O internacional brasileiro foi transportado para o Hospital de Vila Franca de Xira, onde esteve internado até quinta-feira, acabando por morrer.

Apolinário sofreu uma paragem cardiorrespiratória em campo, e, apesar de ter sido reanimado ainda a caminho do hospital, encontrava-se em coma induzido e não resistiu.

O falecimento levantou ondas de choque por todo o futebol português, com várias figuras a expressar as suas condolências e reflexões sobre esta perda.

O emblema de Alverca decidiu imortalizar o número de Alex Apolinário e cancelou mesmo todas as atividades nos próximos tempos. À Lusa, o presidente do clube garantiu que «nada vai faltar à família» de Apolinário.

Já o União de Almeirim recorreu às redes sociais para expressar o seu apoio à equipa adversária, referindo estar «para sempre unidos ao FC Alverca e aos seus jogadores devido a esta perda irreparável».

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol também se pronunciou publicamente sobre esta morte. «Numa época tão difícil e em que o futebol tem sofrido tantas perdas, torna-se ainda mais incompreensível e injusto ter de aceitar o desaparecimento de um jovem que deveria ter tido pela frente muito mais vida e a oportunidade de continuar a construir a carreira de futebolista pela qual tanto lutou», referiu Fernando Gomes.

Alex Apolinário estava no FC Alverca há dois anos, e tinha passado pelo Cruzeiro e pelo Atlético Paranaense.