Mais de 600 pegadas de dinossauros descobertas em Sesimbra

Pegadas terão cerca de 129 milhões de anos.

O Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP) anunciou, esta quinta-feira, a descoberta de 614 pegadas de dinossauros com cerca de 129 milhões de anos, na zona do Cabo Espichel, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Trata-se da descoberta "do maior conjunto de pegadas de dinossauros do Cretácico em Portugal", informou o CPGP em comunicado.

"Estas pegadas foram deixadas por dinossauros carnívoros (terópodes) e herbívoros (saurópodes e ornitópodes), de médias a grandes dimensões. Este é um conjunto monumental de pegadas que se distribui por uma área não muito grande", lê-se no mesmo texto.

As pegadas, encontradas em diferentes camadas no topo de uma formação geológica datada do período Cretácico Inferior, ter-se-ão formado, segundo aquele organismo, em ambiente litoral frequentado por um número "elevado de dinossauros herbívoros, que ali deixaram um intenso pisoteamento e que, provavelmente, usavam este local como zona de passagem entre áreas de pastos e onde possivelmente seriam perseguidos por dinossauros carnívoros que os pretendiam caçar".

"Os estudos sobre este novo sítio com pegadas de dinossauro continuam em progresso, sendo que outras novidades integram um novo artigo que está em fase de finalização e em breve será submetido para publicação", refere ainda o comunicado.