Portugal rejeita ajuda da Galiza para receber doentes infetados com covid

“O Ministério da Saúde agradece a disponibilidade manifestada pelo Conselheiro de Saúde da Galiza no sentido de ajudar Portugal e particularmente a região Norte, mas neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta às necessidades”, afirmou o Ministério.

Portugal rejeita ajuda da Galiza para receber doentes infetados com covid

Portugal rejeitou a ajuda da Galiza para receber doentes infetados com covid-19. O Ministério da Saúde justifica a decisão com o facto de a região Norte estar a "conseguir dar resposta às necessidades".

"O Ministério da Saúde agradece a disponibilidade manifestada pelo Conselheiro de Saúde da Galiza no sentido de ajudar Portugal e particularmente a região Norte, mas neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta às necessidades", afirmou o Ministério à agência Lusa.

O Ministério afirma que a "situação da região Norte encontra-se estabilizada e com capacidade de resposta previsível para os próximos dias, tanto em doentes de enfermaria como em UCI [Unidade de Cuidados Intensivos]" e que "durante a última semana verificou-se mesmo uma ligeira diminuição de doentes em enfermaria o que possibilitou receber doutras regiões, nomeadamente de LVT [Lisboa e Vale do Tejo], 73 doentes".

No entanto, assegura que "acompanha em permanência o evoluir da situação epidemiológica e usará, caso se venha a revelar necessário, todos os meios disponíveis para o melhor tratamento de doentes".