Preços dos combustíveis voltam a subir

A gasolina e o gasóleo ficam mais caros a partir desta segunda-feira.

As subidas nos preços dos combustíveis não têm dado tréguas e tudo indica que a semana que começa inicia esta segunda-feira traga um novo aumento devido à tendência de subida das cotações nos mercados internacionais.

Os preços podem crescer até três cêntimos para a gasolina e de 2,5 cêntimos para o gasóleo. Assim, o preço da gasolina 95 deverá subir para os 1,493 euros por litro e o preço do gasóleo simples para os 1,316 euros, segundo os cálculos do Jornal de Negócios.

Segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), os combustíveis estão a subir há 12 semanas consecutivas.

As cotações podem no entanto variar de posto para posto, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa. Os dados da Comissão Europeia também deixam claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Entre os Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,266 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,101 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,314 euros e um litro de gasóleo vale 1,122 euros.