Região Centro inicia nova fase da vacinação contra a covid-19 na sexta-feira

Já esta sexta-feira serão vacinadas 1.500 pessoas, de um total de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas.

A região Centro vai começar a vacinar pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas, na próxima sexta-feira. Vão existir oito centros de vacinação distribuídos pelos vários distritos da região: Coimbra, Oliveira do Hospital (Coimbra), Leiria, Sever do Vouga (Aveiro), Fundão, Proença-a-Nova (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

A presidente da Administrição Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, afirma que até março será possível vacinar, com as duas doses, os "mais idosos ou mais frágeis". Já esta sexta-feira serão vacinadas 1.500 pessoas, de um total de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas.

"As pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respetivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós", afirmou Rosa Reis Marques aos jornalistas.

As vacinas da AstraZeneca já chegaram à região Centro, de acordo com José Luís Biscaia, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, sendo que o processo irá decorrer em "velocidade de cruzeiro". "Ninguém ficará de fora", garante o responsável.