Covid-19. Voos entre França e Brasil suspensos

O Executivo francês decidiu suspender as ligações aéreas com o Brasil, devido à preocupação com a variante do novo coronavírus detetada no país.

Covid-19. Voos entre França e Brasil suspensos

Jean Castex, primeiro-ministro francês, anunciou, na Assembleia Nacional do país, que o Governo decidiu "suspender até nova ordem os voos entre o Brasil e a França", devido à situação da pandemia da covid-19. A decisão surge após terem sido feitas críticas à falta de fiscalização das pessoas chegadas à França em voos oriundos do Brasil.

A medida afetará os cerca de 10 voos semanais que ligam os dois países, todos eles operados pela Air France. Quem chegasse à França desde o Brasil, exceto os nacionais franceses, teria de mostrar uma razão válida para viajar, um teste PCR negativo e uma declaração de honra sobre como cumpriram 10 dias de quarentena.

"Se formos contaminados na véspera ou antes, vamos estar em período de contaminação, portanto assintomáticos e, logo, não será possível detetar o vírus através do teste", explicou Remi Salomon, presidente da Comissão Médica dos Hospitais de Paris (AP-HP), em declarações ao jornal Le Parisien, ilustrando a preocupação de vários especialistas no país com a variante do novo coronavírus detetada no Brasil, e a sua chegada à França, onde morreram, desde o início da pandemia, 99.135 pessoas, vítimas da covid-19.