Árbitros franceses vão apitar jogos de campeonatos portugueses

As federações de futebol de Portugal e de França criaram um intercâmbio para promover uma experiência internacional dos árbitros.

Os campeonatos de futebol portugueses vão ser arbitrados por profissionais franceses, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta segunda-feira.

A decisão foi tomada em conjunto com a Federação de Futebol francesa (FFF) com o intuito de promover um intercâmbio de árbitros para que seja proporcionada uma experiência internacional, ao evoluir este setor nos dois países.

Os árbitros franceses e portugueses irão comandar as partidas dos campeonatos das ligas profissionais de cada país. O intercâmbio também irá integrar as equipas de arbitragem de campo e de videoárbitro, caso a nomeação for para uma competição que utilize esta tecnologia, como os principais campeonatos em ambos os países.

Os responsáveis pelos conselhos de arbitragem das federações de Portugal e França veem esta medida como um passo importante para a evolução dos seus árbitros, contudo não é algo inédito.

"O nosso objetivo é oferecer aos árbitros as melhores condições que contribuam para a sua evolução, seja no âmbito da formação, do conhecimento, da tecnologia, mas também noutras dimensões", afirmou o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes, ao canal da federação portuguesa.

Para José Fontelas Gomes, o intercâmbio “é muito importantes para o crescimento dos nossos árbitros” a nível de experiência internacional.

"Desde há alguns anos, a federação francesa mobiliza recursos significativos com o objetivo de colocar os árbitros profissionais nas melhores condições em termos de preparação e desempenho", indicou o diretor do departamento de arbitragem gaulês, Pascal Garibian.

O responsável francês disse que “as nomeações para competições internacionais comprovam o sucesso desta política”, por isso, a colaboração entre a FPF e a FF traduz esse "esforço de excelência na arbitragem e para o qual a FFF se comprometeu".