Portugal não está a equacionar dispensa do uso de máscara para vacinados contra a covid-19

Garantia foi dada por Lacerda Sales. 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou, este sábado, que Portugal não está a equacionar a dispensa do uso de máscara por parte das pessoas já vacinadas contra a covid-19.

"Tomámos a decisão de, mesmo após vacinação, manter a máscara, manter distanciamento e, portanto, manter as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS)", afirmou António Lacerda Sales, citado pela agência Lusa.

Para o governante, não há “ainda robustez científica naquilo que é a possibilidade de transmissibilidade [do vírus], nomeadamente nos assintomáticos” e o que se sabe é que, após a vacinação, "o que há de robustez em termos científicos é que há uma imunogenicidade, por assim dizer, contra doença grave". 

Lacerda Sales afirma que o país não tem ainda "definição” quanto à possibilidade de a máscara poder vir a ser dispensada, “bem pelo contrário”.

O Governo recomenda é que "se mantenha o distanciamento, que se mantenha a máscara", reiterou, explicando que acredita que essas serão "as indicações nos próximos tempos", embora os procedimentos "possam vir a ser adaptados e adequados a novas normas", de acordo com a evolução científica.

Note-se que, esta quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram que o uso de máscara deixará de ser obrigatório para pessoas vacinadas.