Comunidade Judaíca do Porto apresenta queixa por autocolantes antifascistas

“Merece repúdio a associação de sinagogas ao fascismo e a quaisquer movimentos políticos”, afirmou a Comunidade Judaica do Porto num comunicado.

A Comunidade Judaíca do Porto apresentou, esta quinta-feira, queixa às autoridades por terem sido colocados, na Sinagoga do Porto, autocolantes de uma rede antifascista alemã, "Anti Faschistishche Aktion".

De acordo com a comunidade, os autocolantes foram colados às 06h20, tendo sido este o motivo pelo qual foi avançada a participação do caso às autoridades, indica a agência Lusa.

"Merece repúdio a associação de sinagogas ao fascismo e a quaisquer movimentos políticos", afirmou a Comunidade Judaica do Porto num comunicado.

"Já durante o PREC [Processo Revolucionário em Curso] os movimentos de extrema-esquerda ocuparam as fábricas de membros da comunidade dizendo que eles eram fascistas, ao passo que os movimentos de extrema-direita vandalizaram a sinagoga pelo facto de a associarem ao comunismo", rememorou.

De frisar que esta situação acontece num momento em que Israel e Palestina estão em confronto armado há quase duas semanas, tendo causado pelo menos 240 mortes, grande parte de nacionalidade palestiniana, e milhares de feridos.