China vai passar a permitir até três filhos por casal

Dados recentes mostra uma diminuição significativa do número de nascimentos naquele que é o país mais populoso do mundo.

A China vai passar a permitir que os casais tenham até três filhos. Até então, a política de natalidade do país permitia que cada casal tivesse um máximo de dois filhos.

Segundo a AFP, a medida foi aprovada na manhã desta segunda-feira pelo Presidente Xi Jinping. Ainda não é conhecida a data em que a alteração entrará em vigor.

Note-se que já em 2016 houve uma alteração à política de natalidade do país. Durante quase 40 anos, a China permitia que cada casal tivesse apenas um filho. Contudo, devido aos receios de uma população envelhecida, o governo chinês alterou a regra e passou a permitir um máximo de dois filhos.

Ainda assim, os nascimentos anuais no país continuaram a diminuir e atingiram mesmo um decréscimo recorde de 12 milhões em 2020. Uma diminuição significativa face aos 18 milhões de 2016 e o crescimento mais lento desde os anos 60. Estes dados constam nos Censos da China, divulgados no início deste mês.