Mais de dois milhões de pessoas já tem a vacinação concluída, confirma Ministério da Saúde

Segundo uma nota do Ministério da Saúde, 77% dos maiores de 50 anos, em Portugal continental, têm, pelo menos, a primeira dose tomada e 39% têm o esquema vacinal completo.

Mais de dois milhões de pessoas já tem a vacinação concluída, confirma Ministério da Saúde

Portugal tem mais de dois milhões de pessoas com a vacinação completa e quase 3.8 milhões já com a primeira dose inoculada, confirma, esta quarta-feira, o Ministério da Saúde.

Recorde-se que até terça-feira, segundo os dados revelados no relatório de vacinação semanal, 19% da população portuguesa tinha completado a vacinação contra a covid-19. 

De acordo com uma nota divulgada na comunicação social, 77% dos maiores de 50 anos, em Portugal continental, têm, pelo menos, a primeira dose tomada e 39% têm o esquema vacinal completo.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, considera que “estas são boas noticias para todos”, uma vez que, até ao momento, “quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada”. “Cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros”, assinala.

“Sempre dissemos que o nosso objetivo era vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, no caminho para uma maior proteção coletiva”, aponta o secretário.

Este processo também tem corrido sem grandes falhas, visto que Portugal tem recebido as vacinas a um bom ritmo, segundo confirmou o coordenador da task-force do plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, esta quarta-feira.

Porém, para Diogo Serra Lopes é “obviamente” “demasiado cedo para pensarmos que esta pandemia acabou, mas estes dados vêm dar-nos uma força redobrada para podermos prosseguir os nossos esforços no sentido de proteção de toda a população.”

De acordo com o calendário da entrega de vacinas, Portugal deverá receber, até ao final de junho, cerca de 4,5 milhões de vacinas, refere a nota.