Sociedade

Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha' de viagens

Todos os viajantes que entrem ou saem da Alemanha são obrigados a cumprir quarentena de dez dias logo após a entrada no país.


Portugal foi colocado, esta sexta-feira, na ‘lista vermelha’ de viagens da Alemanha, devido à disseminação de novas variantes, informou a Agência de Saúde da Alemanha. 

O que significa que a partir de 29 de junho, todos os viajantes que entrem ou saem da Alemanha são obrigados a cumprir quarentena de dez dias logo após a entrada no país.

De realçar que, esta sexta-feira, António Costa falou com a chanceler alemã na Cimeira Europeia e disse que Merkel “ficou esclarecida” que o crescimento da variante Delta em Portugal “não está ligado” à final da Liga dos Campeões.

"Eu falei com a senhora Merkel e confirmei a própria interpretação que tinha feito das declarações que ela tinha proferido, não vi propriamente um incómodo ou crítica, vi mais como hipótese. Ela tinha um bocado a ideia que o crescimento da variante Delta poderia estar associado à final da Champions, [mas] verificou pelos números que, tendo a final tido lugar na cidade do Porto e estando dois terços desta variante concentrados na região de Lisboa, era muito difícil estabelecer qualquer tipo de ligação", explicou o primeiro-ministro.

Recorde-se que a chanceler alemã teceu críticas à falta de regras comuns de viagens na União Europeia, usando Portugal como exemplo do aumento de contágios na Europa, que, na sua opinião, “poderia ter sido evitada”.

Os comentários estão desactivados.