Luís Filipe Vieira suspende funções como presidente do Benfica

O clube está em primeiro lugar, disse Vieira através da nota lida pelo seu advogado. 

Luís Filipe Vieira suspende funções como presidente do Benfica

Luís Filipe Vieira suspendeu as suas funções enquanto presidente do Benfica. Esta decisão foi anunciada pelo seu advogado, Magalhães e Silva, esta sexta-feira.

"O Benfica está primeiro. Perante os eventos dos últimos dias, em que sou diretamente visado, e enquanto o inquérito em curso puder constituir fator de perturbação, suspendo com efeitos imediatos o exercício das minhas funções". Estas foram as palavras de Vieira que foram lidas pelo advogado.

Magalhães e Silva disse que "é uma suspensão, não é uma renúncia", à entrada do Tribunal Central de Instrução Criminal, no qual estão a ocorrer os primeiros interrogatório judiciais na sequência da Operação Cartão Vermelho, que levou à detenção do presidente do Benfica, esta quarta-feira. 

Quanto à duração da suspensão, Magalhães e Silva indicou que "não há um tempo", portanto será enquanto não for possível exercer as funções da presidência do Sport Lisboa e Benfica. O advogado acrescentou que este anúncio estava a comunicado simultaneamente "ao clube e estruturas interessadas". 

Os quatro detidos – Luís Filipe Vieira, o sócio conhecido como o "Rei dos Frangos", José António dos Santos, filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, e o empresário brasileiro Bruno Macedo – deram entrada às 08h49 de hoje no tribunal após pernoitarem pela segunda noite nas instalações do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide. 

A investigação levada à cabo pela designada Operação Cartão Vermelho envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, prejudicando o Estado e algumas sociedades. De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal estão em causa as suspeitas de "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais".

{relacionados}