Internacional

França anuncia vacinação obrigatória para profissionais de saúde a partir de 15 de setembro

A obrigação inclui todos os profissionais que trabalham com pessoas frágeis em hospitais e lares, bem como o pessoal administrativo.


A vacinação contra a covid-19 irá ser obrigatória para todos os profissionais de saúde em França, anunciou, esta segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron. A medida irá entrar em vigor a partir de 15 de setembro e abrangerá cerca de um milhão de pessoas.

A obrigação inclui todos os profissionais que trabalham com pessoas frágeis em hospitais e lares, bem como o pessoal administrativo.

“Quando a ciência nos oferece os meios de nos protegermos, devemos utilizá-los com confiança”, afirmou Macron, que não descartou a hipótese de alargar a vacinação obrigatória para toda a população.

"Dependendo da evolução da situação, devemos sem dúvida colocar a questão da vacinação obrigatória para todos os franceses, mas faço a escolha da confiança e peço solenemente todos os nossos concidadãos não vacinados a vacinarem-se a partir de hoje, o mais rápido possível", apelou.

"A vacinação é uma questão que se prende com a responsabilidade individual (...) mas que se prende também com a nossa liberdade", afirmou.

O governo francês irá realizar uma campanha uma vacinação junto dos alunos do ensino primário, preparatório e secundário, em setembro, anunciou ainda Emmanuel Macron.