EMA está a analisar nova vacina da farmacêutica francesa Sanofi Pasteur

Ainda não há uma data prevista para a eventual aprovação, porém a Agência Europeia do Medicamento adiantou que este processo de avaliação “deve levar menos tempo do que o normal”.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a avaliar uma nova vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, anunciou esta terça-feira.

"O Comité de Medicamentos para uso Humano da EMA deu início à revisão contínua da Vidprevtyn, uma vacina covid-19 desenvolvida pela Sanofi Pasteur", revelou o regulador europeu em comunicado, ao sublinhar que este fármaco mostrou nos resultados preliminares de estudos laboratoriais e clínicos em adultos a capacidade de produzir “anticorpos que têm como alvo o SARS-CoV-2, o vírus que causa covid-19 e pode ajudar a proteger contra a doença".

Agora, a EMA irá analisar a eficácia, segurança e qualidade da vacina Vidprevtyn, tal como fez com todos os fármacos aprovados pelo regulador europeu.

Ainda não há uma data prevista para a eventual aprovação, porém a EMA adiantou que este processo de avaliação “deve levar menos tempo do que o normal” devido ao trabalho realizado durante a revisão contínua dos dados.

Para além da análise da vacina francesa, o regulador europeu ainda está a avaliar quatro vacinas: a norte-americana Novavax, a alemã CureVac, a chinesa Sinovac e a Sputnik V, esta última desenvolvida pelo Centro Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia da Rússia.

Recorde-se que, na semana passada, a EMA afirmou à agência Lusa que a revisão contínua destas vacinas ainda se mantém pelo facto de ainda não existirem dados suficientes para que as empresas farmacêuticas possam solicitar o pedido formal de introdução no mercado.  

{relacionados}