Temporada tauromáquica arranca no Campo Pequeno com protestos

A ação contará com a presença da candidata Manuela Gonzaga.

A temporada tauromáquica no Campo Pequeno, em Lisboa, arranca esta quinta-feira com 50% da lotação, devido à pandemia da covid-19, e ocorrerá também um protesto da associação Ação Direta, pelas 19h30. Esta iniciativa vai contar com a presença da candidata do PAN à Câmara de Lisboa, Manuela Gonzaga.

No entanto, segundo a Federação Portuguesa de Tauromaquia (PróToiro), depois de “vários adiamentos” provocados pelo novo coronavírus, a temporada taurina na capital tem início com uma corrida de touros à portuguesa, sendo a época composta por seis espetáculos. Em declarações à Lusa, o promotor dos festejos no Campo Pequeno, Luís Miguel Pombeiro, da empresa Ovação e Palmas, esclareceu que a praça vai contar com uma lotação máxima de “três mil lugares”, correspondente a 50% da lotação total, assegurando ainda que vão ser seguidas “todas” as regras de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A corrida agendada para esta quinta-feira vai reunir em praça, a partir das 21h30, os cavaleiros António Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas e Francisco Palha. A temporada em Lisboa prossegue no dia 26 deste mês, estando anunciados seis touros de Veiga Teixeira, que vão ser lidados por João Moura (que vai ser homenageado nessa noite), João Moura Jr. e Miguel Moura, cabendo as pegas aos forcados amadores de Santarém e Montemor-o-Novo. A terceira corrida está anunciada para o dia 9 de setembro, sendo o festejo dedicado ao toureio a pé.

Já no dia 1 de outubro, o espanhol Pablo Hermoso de Mendoza regressa ao Campo Pequeno. De acordo com Luís Miguel Pombeiro, os restantes espetáculos serão anunciados “brevemente”, consoante a “disponibilidade” da praça.