Portugal tem já 70% da população totalmente vacinada contra a covid-19

Ter 70% da população vacinada contra a covid-19 era o objetivo para atingir a imunidade de grupo

Portugal alcançou o objetivo de ter 70% da população totalmente imunizada contra o vírus SARS-CoV-2. A informação foi avançada, esta quinta-feira, pela ministra da Saúde, Marta Temido.

“De acordo com a task-force foi possível atingir ontem vacinação completa de 70% de população residente em Portugal, algumas semanas antes do previsto”, afirmou a governante em entrevista à SIC, acrescentando que a meta foi alcançada na quarta-feira.

“Era expectável que, durante esta semana, conseguíssemos atingir essa meta e, de facto, a task-force confirmou que conseguimos atingir esse resultado”, acrescentou a governante. 

De sublinhar que ter 70% da população vacinada contra a covid-19 era o objetivo para atingir a imunidade de grupo e que o plano de desconfinamento em Portugal depende do avanço da vacinação no país.

No entanto, a ministra afirma que será obrigatório utilizar máscara na via pública até 12 de setembro, lembrando que existe uma lei aprovada pela Assembleia da República nesse sentido.

Sobre o alívio de medidas, Marta Temido afirma que é necessário ter em consideração o rácio de transmissibilidade e a taxa de novos casos, mas admite que poderá ser tomada uma decisão ainda esta semana durante uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

“Amanhã vamos conhecer esses indicadores. Há uma reunião do Conselho de Ministros agendada para de hoje a uma semana [próxima quinta-feira], mas uma alteração de circunstâncias deste tipo pode motivar uma reunião extraordinária (…) Os portugueses trabalharam para isso”, considerou.