Madeira considerada zona de “risco elevado” para viagens da UE

A ECDC tem em conta as taxas de notificação de casos nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos de cada zona.

A Região Autónoma da Madeira é considerada uma zona de “risco elevado” para viagens na União Europeia, segundo os mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), esta quinta-feira atualizados. É a única região de Portugal considerada de risco.

De realçar que a ECDC tem em conta as taxas de notificação de casos nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos de cada zona.

A Madeira inclui-se na categoria “vermelho”, onde a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.

A lista da EDCD é atualizada todas as quintas-feiras. Na semana passada, a Madeira encontrava-se na categoria “laranja”, onde a taxa de notificação de novas infeções é de 50 a 75 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou entre 75 e 200 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 1% ou de 4% ou mais, respetivamente.