PJ deteve suspeito de atear cinco incêndios por não conseguir ser bombeiro em Braga

Os factos ocorreram no período do verão do ano passado e deste ano. 

Um homem de 29 anos foi detido, esta quinta-feira, por ser o “presumível” autor de cinco incêndios no concelho de Valença, em Braga.

O suspeito é desempregado e terá ateado os incêndios, “com recurso a chama direta”, por estar revoltado com o facto de ser inapto para as funções de bombeiro voluntário, detalha a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado, divulgado esta sexta-feira.

Os factos ocorreram no período do verão do ano passado e deste ano, tendo sido ateados incêndios “sobretudo a altas horas da madrugada”, que consumiram “principalmente vegetação arbustiva e arbórea”, sem atingir maiores proporções devido “à rápida intervenção dos bombeiros”, explica a PJ.

Um dos incêndios, ocorrido em setembro de 2020, provocou danos “consideráveis” num pavilhão industrial, indica a autoridade, acrescentando que o homem é apontado como possível responsável pela autoria de dezenas de crimes de incêndios ocorridos nos últimos anos em Valença.

O homem de 29 anos será presente a primeiro interrogatório para conhecer a aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.