Número de novos casos não era tão baixo desde o final de maio. Incidência e Rt continuam a descer

Portugal está a regressar à zona verde da matriz de risco graças à descida dos valores do Rt e da incidêndia. Nas últimas 24 horas, os casos ativos desceram, mas o número de internados em enfermaria devido à covid-19 voltou a aumentar. O número de novos casos é o mais baixo desde o final de maio.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 306 novos casos de covid-19 sete óbitos associados à doença, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta segunda-feira. Sublinhe-se que este é o dia com menos casos desde 24 de maio, quando se registaram 241 novas infeções, e a segunda-feira com menos infeções desde 7 de junho. Recorde-se que o número de casos diários é habitualmente mais baixo às segundas-feiras. 

No total, desde o início da pandemia, Portugal já diagnosticou 1.062.320 casos de infeção, dos quais há a lamentar 17.914 vítimas mortais. A DGS ressalva, contudo, que o total de casos acumulados foi alvo de uma correção e apresenta menos nove casos quando se somam aqueles que hoje foram reportados face ao dia de ontem devido a uma correção na região Centro. "O total de casos acumulados apresenta menos 9 casos relativamente ao dia anterior na região do Centro, resultante da correção de 34 casos após revisão da sua classificação", informa a autoridade de saúde.

A maior parte dos novos casos foram registados em Lisboa e Vale do Tejo: 116 do total de 306. Segue-se o Norte, onde foram diagnosticadas mais 82 infeções, o Algarve com mais 44, o Centro com 25 e o Alentejo com 24. No arquipélago dos Açores há mais oito infetados e no da Madeira mais sete.

Quatro das sete mortes ocorridas devido à covid-19 nas últimas 24 horas ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Centro e uma no Algarve.

O número de internados aumentou ligeiramente depois de seis dias a descer e há agora 471 pessoas com sintomas da covid-19 internadas nos hospitais portugueses, mais 16 do que ontem. Destes, 82, menos quatro face ao último balanço, estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por outro lado, mais 604 pessoas recuperaram da doença, elevando para 1.010.772 o total de recuperados desde o início da pandemia.

Há agora 33.634 casos ativos no país, menos 339 do que ontem, e as autoridades de saúde têm 30.069 contactos sob vigilância.

Os valores da incidência e do rácio de transmissibilidade (RT) também foram atualizados esta segunda-feira e mostram que o país está a regressar à zona verde da matriz de risco. Portugal tem uma incidência de 149,1 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Na última atualização, feita na sexta-feira, a incidência era de 173,6 casos por 100 mil habitantes. Quando considerado apenas o território continental a incidência é de 152,4 e era de 177,9. Já o RT é de 0,82 a nível nacional e era de 0,83. Quando analisado apenas o continente, o Rt é de 0,81 e era de 0,82.

Consulte aqui o boletim na íntegra.