‘Casa aberta’ para renovar cartão do cidadão e passaporte começa amanhã

Durante os próximos oito sábados, várias Lojas do Cidadão vão estar abertas desde as 9h e as 22h nas áreas de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Faro, com o objetivo de resolver a quantidade de documentos acumulados devido ao encerramento do serviço durante a pandemia. 

‘Casa aberta’ para renovar cartão do cidadão e passaporte começa amanhã

A partir desde sábado, algumas lojas do cidadão no país vão estar abertas com um horário alargado para regular as entregas e emissões do cartão de cidadão e do passaporte.

A modalidade ‘Casa Aberta’ vai permitir recuperar algum tempo perdido devido ao encerramento das lojas durante o período da pandemia, que, segundo a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, a abertura de mais balcões durante mais tempo deverá ajudar a “escoar o acumulado de entregas e de emissões de cartão de cidadão".

Durante os próximos oito sábados – até 20 de novembro -, entre as 09h e as 22h, esta modalidade vai estar disponível na área de Lisboa – Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas, na área do Porto – Porto e Vila Nova de Gaia, e também em Coimbra, Braga e Faro, além dos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça de Lisboa. Estas são as Lojas do Cidadão que sentem mais pressionadas pela procura, disse Alexandra Leitão.

No início do ano, as Lojas do Cidadão fecharam com o agravamento da pandemia e só reabriram em abril através de marcação prévia. Foi apenas no início de setembro que este serviço público voltou a funcionar normalmente, sem agendamento obrigatório.

Segundo Alexandra Leitão, a paragem fez com que muitos documentos ficassem por entregar e renovar. No caso dos cartões de cidadão, o número de entregas acumuladas é em média de 150 mil atualmente.

"A Loja das Laranjeiras, numa época normal, faz cinco mil atendimentos diários, portanto, é ver o que isso significa de acumulado quando ela está fechada", explicou a governante, reforçando a importância da ‘Casa Aberta’ neste momento.

O Governo espera que até ao final do mês de outubro "as coisas estejam praticamente regularizadas" e também não considera expectável estender a duração desta modalidade se o objetivo de escoar os processos pendentes não for cumprido.

Ainda assim, a ministra disse que o Governo está a acompanhar a situação e fará "o que for necessário para ir ao encontro das necessidades dos cidadãos e dar serviços de maior qualidade".

E também deixou uma recomendação aos cidadãos: "Pedia às pessoas que não acorressem todas à primeira hora do primeiro dia porque não só há muitas horas do dia como há muitos sábados", apontou Alexandra Leitão.

No site Mapa do Cidadão, está disponível um sistema de senhas digitais para aqueles que pretendem renovar o cartão de cidadão ou passaporte nos próximos sábados. Já para levantar os documentos, as senhas são distribuídas presencialmente.

De notar que nas Lojas de Lisboa e Porto estará disponível informação em tempo real sobre os tempos de espera nos serviços mais próximos, para tentar dividir a procura pelos vários locais.

Recorde-se que os documentos cuja validade tenha expirado a partir de 24 de fevereiro continuam a ser aceites até 31 de dezembro de 2021.