Coadministração das vacinas contra a covid-19 e gripe arranca na segunda-feira

As normas da DGS sobre a vacinação contra a covid-19 e gripe serão atualizadas esta sexta-feira. 

A vacinação simultânea contra a gripe e covid-19 arranca na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro. A medida, que “visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a covid-19”, foi anunciada esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A vacinação contra a COVID-19 vai poder ser feita em simultâneo com a vacina contra a gripe a partir de segunda-feira, dia 18 de outubro. Esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a COVID-19", lê-se em comunicado.

A nota acrescenta ainda que a “possibilidade de coadministração das vacinas passa a estar contemplada nas normas da vacinação contra a COVID-19 e contra gripe, que são hoje atualizadas pela Direção-Geral da Saúde”.

A DGS sublinha que os dados analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) “mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma de ambas as vacinas” e que “também sugerem a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica”.