Sociedade

Efemérides de 23 de novembro (2021)

1914 O Congresso da República Portuguesa aprovou há 107 anos a participação na I Grande Guerra, ao lado do Reino Unido (e portanto dos Aliados), já depois de terem partido as primeiras tropas para África em Setembro anterior – embora o Corpo Expedicionário português só seguisse para França em 1917.


1889 A primeira jukebox (aparelho electrónico geralmente accionado por moedas, dinheiro ou cartão, que tem por função tocar músicas escolhidas pelo cliente que estejam em catálogo) entrou em funcionamento há 132 anos, no saloon Palais Royale de São Francisco, EUA.

1914 O Congresso da República Portuguesa aprovou há 107 anos a participação na I Grande Guerra, ao lado do Reino Unido (e portanto dos Aliados), já depois de terem partido as primeiras tropas para África em Setembro anterior – embora o Corpo Expedicionário português só seguisse para França em 1917.

1971 A China tornou-se há 50 anos (tempos de Mao Tse-tung) o 5º membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, numa manobra dos EUA (de Nixon) para conterem o Japão.

2001 Foi inaugurado há 20 anos o Corte Inglês de Lisboa, sendo então a maior loja da cadeia espanhola, e empregando 2500 pessoas – provocando uma melhoria de todo o comércio português.

2019 Jorge Jesus, que teve mais sorte lá pelo Brasil, onde todos os treinadores portugueses têm sorte (pondo os jogadores brasileiros a trabalhar todos os dias ou quase, coisa a que não estão nada habituados), conquistou há 2 anos pela segunda vez a Taça Libertadores em futebol com o Flamengo.

2020 A AstraZeneca foi a terceira farmacêutica a dar conta há 1 ano de uma vacina eficaz para COVID-19 (62% ou 90% eficaz dependendo de como seria administrada) e fácil de fazer e distribuir.