21 pessoas detidas este ano com excesso de álcool enquanto conduziam trotinetes

Bolt desenvolve jogo que impede utilizadores de conduzirem alcoolizados.

21 pessoas detidas este ano com excesso de álcool enquanto conduziam trotinetes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, desde o início deste ano até 15 de novembro, 21 pessoas por condução de trotinetes com taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 gramas/litro, um número mais de três vezes superior ao do ano passado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a PSP revelou que os condutores de trotinetes têm sido alvo "tanto de ações de fiscalização, como de sensibilização" por parte das autoridades, acompanhando a tendência de aumento da utilização de trotinetes e as consequentes questões relativas à segurança rodoviária.

Em 2017 foram detidos dois cidadãos por condução de trotinetes com mais de 1,2 gramas de álcool por litro de sangue, sendo que, em 2018, não foram registadas qualquer detenções.

Em 2019 os números subiram para meia centena de detenções e em 2020, tendo em conta o contexto pandémico, foram detidas seis pessoas.

Este ano os números voltam novamente a subir, sendo que, até 15 de novembro, foram detidas 21 pessoas. A autoridade considera que o aumento está relacionado com o "aliviar das medidas de contenção pandémica e o retorno à dita 'normalidade'".

A PSP apelou a todos os cidadãos que diariamente ou casualmente utilizam estes veículos para que o façam com respeito pelos utentes da via pública, quer para a sua segurança quer para a segurança de terceiros.

Apesar deste aumento em relação ao ano passado, os números poderão voltar a descer a partir de agora, pelo menos no que toca às conduções realizadas em trotinetes da Bolt.

A empresa desenvolveu uma jogo para testar se o utilizador está ou não alcoolizado, podendo impedi-lo de desbloquear o veículo e fazer a viagem.

A funcionalidade vai estar disponível entre as 00h00 e as 06h00 e será "um teste de reação em que será medido o tempo em que se responde a um 'jogo' para avaliar se a pessoa está em condições para conduzir em segurança".

Na aplicação do telemóvel, após escolher a viagem de trotinete, o utilizador irá ter de fazer um jogo (com a imagem de um capacete) que irá aparecer no ecrã, sendo pedido que se toque na imagem de forma a medir o tempo de reação entre o surgimento do capacete e o ato de tocar no mesmo.

Se a reação for considerada muito lenta, a aplicação recomenda que seja pedido um TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) e bloqueia a escolha da opção trotinete.