31 infetados em surto de covid-19 na prisão de Alcoentre

Surto foi detetado a 25 de novembro.

Estão infetados com o novo coronavírus 31 reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, tendo o primeiro caso sido detetado a 25 de novembro, informou esta segunda-feira a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), adiantando que esta é a "única situação de surto existente no sistema prisional".

A DGRSP refere que, seguindo o definido no seu plano de contingência, form testados todos os reclusos daquele centro prisional a 25 de novembro, após ter sido detetado um caso positivo.

"Desta testagem geral resultou mais 21 reclusos positivos o que perfez, num primeiro momento, um total de 22. Destes 22 casos positivos, 10 estão no Hospital Prisional de são João de Deus e 12 na unidade de Covid do Estabelecimento Prisional do Porto", precisa a DGRSP.

Entretanto, no último fim de semana, foi detetada a existência de mais nove casos positivos, elevando assim para 31 o número total de infetados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

"Estes reclusos positivos, seguindo o delineado no plano de contingência, estão a ser encaminhados para as unidades covid existentes no Hospital Prisional de São João de Deus e no Estabelecimento Prisional do Porto", sublinha a DGRSP.