Incêndio obrigou a evacuar lar em Rio Maior

Fogo terá tido origem em iluminações de Natal.

Um lar em Azinheira, no concelho de Rio Maior, foi evacuado, temporariamente, na madrugada desta segunda-feira, devido a um incêndio. O fogo obrigou a que fossem retirados do espaço 44 utentes e quatro colaboradores, mas não provocou vítimas.

De acordo com a agência Lusa, que cita o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta para o incêndio foi dado pelas 01h19. O lar foi evacuado e a ocorrência foi dada como terminada pelas 04h51.

À mesma agência noticiosa, o presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Luís Filipe Santana Dias, revelou que o fogo terá tido origem em iluminações de Natal, que estavam na entrada do local. O autarca destacou que que os mecanismos de proteção existentes naquela unidade de cuidados continuados funcionaram, destacando que o edifício é de construção recente.

O lar acabou por ser evacuado devido à concentração de fumos. Segundo o autarca, do total de 44 utentes, 37 foram colocados numa ala da própria unidade e sete foram transferidos para outro lar do mesmo grupo em Turquel.

No local estiveram os bombeiros voluntários de Rio Maior, Alcanede, Alcoentre, Caldas da Rainha, Pernes e Santarém, bem como a GNR e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Santarém.