Polícia Judiciária vai contar com mais 200 inspetores até ao final de 2022

“Trata-se de um reforço único”, destacou o diretor nacional da PJ.

Até ao final de 2022, a Polícia Judiciária (PJ) vai ter cerca de 200 novos inspetores.  Além disso, 70 elementos irão iniciar um novo curso de formação dentro de um ano. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo diretor nacional da PJ, Luís Neves.

“No próximo dia 10 de janeiro, iremos iniciar o 44.º curso de formação para mais 100 novos inspetores. Para todos vós, sangue novo, envio uma mensagem de felicitações por se juntarem a nós. Em finais de 2022 esperamos contar com mais 70 elementos a acrescentar a estes 200, no 45.º curso. Trata-se de um reforço único na PJ”, anunciou Luís Leves, durante um colóquio no âmbito do Dia Internacional de Combate à Corrupção, no qual esteve presente o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem e a procuradora-geral da República, Lucília Gago.

Segundo o responsável, a estes elementos vão juntar-se ainda “no próximo ano mais 65 peritos”. Desta forma, a PJ estará “mais apta a assumir todas as responsabilidades no combate à corrupção”.

“Vamos acelerar a formação em direito bancário, contratação pública, branqueamento de capitais, utilização de 'offshores', direito desportivo, evasão fiscal e uso de criptomoedas. Quando falamos de corrupção e criminalidade económica-financeira associada, as vítimas somos todos nós”, disse, destacando assim o reforço de formação em áreas essenciais para o combate à corrupção e criminalidade económico-financeira.