D. Afonso Henriques já tem novamente a sua espada

A espada da estátua D. Afonso Henriques, que se situa junto ao Paço dos Duques, em Guimarães, foi partida em outubro, após ter sido “alvo de um ato de vandalismo”. 

Já foi reposta, esta sexta-feira, a espada da estátua de D. Afonso Henriques em Guimarães, que foi vandalizada no passado outubro. 

Segundo um comunicado da Câmara de Guimarães publicado na rede social Facebook, a espada foi alvo de "necessários trabalhos de reparação", contudo "atendendo à recorrência de atos de vandalismo" foi feita uma réplica para "caso seja necessário proceder a uma nova substituição temporária". 

Assim, a autarquia apela à "salvaguarda do património como um dever de todos os cidadãos". 

A espada da estátua D. Afonso Henriques, que se situa junto ao Paço dos Duques, foi partida em outubro, após ter sido "alvo de um ato de vandalismo". 

A escultura foi criada por António Soares dos Reis, uma das grandes figuras das belas-artes portuguesas na segunda metade do século XIX. Foi inaugurada em 20 de outubro de 1887, perto do Paço dos Duques desde 1940.

A espada já fora partida a 30 de agosto de 2014 e retirada de novo a 20 de fevereiro de 2020, contudo ainda tinha sido restaurada antes de reaparecer na escultura, a 9 de junho de 2020.