Recorde de testagem diária volta a ser batido

Portugal realizou, até à data, perto de 23 milhões de testes.

Recorde de testagem diária volta a ser batido

Portugal atingiu na passada sexta-feira, dia 10 de dezembro, um novo máximo de testagem diária, tendo chegado aos 197.718 testes realizados.

A informação foi avançada pela Task Force da Testagem, num comunicado enviado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Destes, 3,1% tiveram um resultado positivo. 

O INSA  adianta ainda que 141.768 (72%) dizem respeito a testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Desde o início desde mês, realizaram-se em Portugal mais de 1,2 milhões de testes à covid-19, incluindo mais de 818 mil TRAg de uso profissional, nas quais se inclui a necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país.

Da totalidade de testes feitos até à data, cerca de 15,5 milhões foram RT-PCR e 7,1 milhões TRAg de uso profissional. 

Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange agora toda a população (quatro testes gratuitos por mês, a cada utente) e que vigora, pelo menos, até 31 de dezembro.

Desde o início da pandemia, já foram efetuados em Portugal 22.640.962 testes de diagnóstico à Covid-19, números estes que não incluem autotestes.