Conheça os sintomas da nova variante Omicron

Os novos sintomas da Omicron

Conheça os sintomas da nova variante Omicron

Com base nos dados da plataforma ZOE, app de monitorização de casos de covid-19 em Londres, onde a nova variante já é dominante, houve uma mudança nos cinco sintomas mais comuns, que são agora pingo no nariz, dores de cabeça, dores de garganta, cansaço e espirros.

Amir Khan, médico do NHS em Londres, alertou que é mais difícil distinguir de uma constipação comum. À imprensa, deu no entanto nota de duas queixas agora mais ouvidas: suores noturnos que deixam a “roupa encharcada” e dores musculares, com menos casos de perda de olfato e paladar.  Aconselhou a encarar qualquer constipação como possível infeção pelo Sars-Cov-2 até fazer um teste: “culpado até ser inocente”, resumiu.

Outra característica que tem sido reportada é um menor período de incubação, de três dias, quando no início se estimava uma média de 5 a 6, podendo só haver sintomas ao fim de 14. Ou seja uma pessoa infetada tende a ter sintomas mais rapidamente. Alguns peritos têm aconselhado a testagem preventiva imediatamente antes dos convívios e não com muita antecedência.  Segundo um estudo do Imperial College London, não parece haver mais assintomáticos ou menor risco de hospitalização do que com a Delta. O que faz a diferença é a vacina: a proteção contra doença com duas doses diminui face à Delta mas com o reforço sobe para 55% a 80%.