Centros de vacinação administram por dia cerca de 3 mil primeiras doses da vacina contra a covid-19

Portugal tem 8,7 milhões de pessoas com a vacinação primária completa contra a covid-19, de acordo com os recentes dados da DGS.

Centros de vacinação administram por dia cerca de 3 mil primeiras doses da vacina contra a covid-19

Nos últimos meses, foram administradas em média por dia 3 mil primeiras doses da vacina contra a covid-19 nos centros de vacinação, confirmou o coordenador do plano de vacinação, Carlos Penha-Gonçalves, esta sexta-feira, à agência Lusa. 

"Todos os dias estamos a fazer a vacinação primária e estamos a dar uma média de 3.000 doses diárias de primeiras doses e depois 3.000 doses diárias de segundas doses", apontou o representante do Núcleo de Coordenação do Plano de Vacinação contra a covid-19, ao indicar que quem está a recorrer pela primeira vez à vacinação é o grupo de "pessoas mais novas", visto que é uma população onde havia ainda alguma percentagem por vacinar. 

Este facto foi comprovado pelos centros de vacinação, que registaram nos meses de novembro e dezembro, um número considerável de jovens acima dos 18 anos e também adolescentes que decidiram aderir ao processo de vacinação contra a covid-19, afirmou Penha-Gonçalves. 

Quanto à vacinação das crianças, o coordenador afirmou que "correu acima" das expectativas.

"O que verificamos é que, apesar de ser uma vacina recente e ter sido de alguma maneira um assunto muito falado e as pessoas terem tido algum tempo para refletir sobre o assunto, acabamos por vacinar cerca de 50% das crianças em Portugal em seis dias", sublinhou, recordando que o processo decorreu em dois períodos, nos dias 18 e 19 de dezembro, e no início de janeiro (6 a 9) para cobrir a faixa etária dos 5 aos 11 anos.

"Esperamos que nos próximos dias de vacinação dedicados às crianças tenhamos o resto deste universo a aderir à vacinação", vincou o coronel Penha-Gonçalves.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), o número de pessoas com o reforço da vacina contra a covid-19 em Portugal continental já ultrapassou os 3,5 milhões. De notar que estão a ser inoculadas doses de reforço com as vacinas da Pfizer e da Moderna.

A dose de reforço é igual à dose da vacinação primária no caso da Pfizer, enquanto o fármaco da Moderna é metade do volume das outras doses, explicou o coordenador. 

Portugal tem 8,7 milhões de pessoas com a vacinação primária completa contra a covid-19, de acordo com os recentes dados da DGS.

{relacionados}