Dois suspeitos detidos pela morte de dois polícias durante uma operação de trânsito na Alemanha

Os dois homens, que são apontados como possíveis autores do homicídio, foram detidos durante uma operação stop montada pela polícia alemã. 

Foram detidos dois homens, de 38 e 32 anos, na região do Sarre, na Alemanha, já perto da fronteira com França, por serem apontados como os possíveis autores do homicídio de dois polícias durante esta madrugada de segunda-feira. 

Segundo fontes policiais do Sarre, as duas detenções ocorrerram durante uma operação stop, horas depois da imprensa alemã ter avançado com o nome, idade e fotografia de um dos suspeitos: Andreas Johannes Schmitt de 38 anos. 

Schmitt tinha antecedentes criminais e ainda uma licença de portes de armas, uma vez que vendia animais de caça e tinha uma padaria naquela região. 

De acordo com a investigação da polícia, o suspeito não agiu sozinho, mas com a ajuda de outra pessoa. De realçar que as autoridades conseguiram identificar rápido o primeiro suspeito porque os seus documentos foram encontrados no local do crime. 

A polícia alemã começou as buscas depois da morte de dois agentes – uma mulher e um homem, de 24 e 29 anos respetivamente -, enquanto faziam um controlo de trânsito, às 03h20, numa estrada no estado da Renânia-Palatinado, vizinho do Sarre, junto à localidade de Ulmet.

Os polícias assassinados contactaram a central por rádio para confirmar que iriam verificar um automóvel, depois de encontrarem um animal de caça morto na mala. 

A mulher, que ainda estava na academia de polícia, não conseguiu usar a arma de fogo, segundo as investigações, tendo sido baleada na cabeça e morrido no local. Já o colega ainda foi capaz de comunicar o óbito pelo rádio. 

"Eles estão a disparar sobre nós", disse, abrindo fogo de imediato, mas também acabou por ser alvejado na cabeça e morreu pouco depois.

Para procurar os autores do crime, a polícia montou uma vasta operação de busca, supondo-se que havia dois suspeitos, um dos quais estava armado. 

Através das redes sociais, rádio e televisão, as autoridades pediram informações sobre a viatura em que fugiram e estenderam a busca aos estados vizinhos.

Este trágico incidente causou uma onda de grande consternação na Alemanha, ao merecer a condenação de todo o espetro parlamentar, tanto da coligação de Olaf Scholz como dos principais partidos da oposição.