Boris Johnson diz a Vladimir Putin que invadir Ucrânia seria um “trágico erro de cálculo”

Os dois líderes concordaram sobre a necessidade de haver uma solução “pacífica”.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse a Vladimir Putin que invadir a Ucrânia seria um "trágico erro de cálculo". Os dois líderes concordaram na quarta-feira passada sobre a necessidade de alcançar uma solução "pacífica" para a crise ucraniana, segundo uma porta-voz de Downling Street após uma conversa telefónica entre os dois responsáveis. 

Putin queixou-se de que a exigência da Rússia de garantias de segurança justificáveis não tinha sido satisfatória. O presidente russo disse ainda a Boris Johnson que Kiev estava envolvido na "sabotagem crónica" dos acordos de Minsk destinados a alcançar um solução política no leste da Ucrânia, incluindo uma maior autonomia.

O Kremlin, contudo, não disse como é que a Rússia responderia ao que descreveu como a falta de preparação da NATO para responder àquilo que considera preocupações russas justificadas."A indisponibilidade da NATO para responder adequadamente às preocupações bem fundamentadas da Rússia foi notada, escondendo-se por detrás de referências à chamada política de porta aberta da aliança [Nato], que contradiz o princípio fundamental da indivisibilidade da segurança", afirmou.

De recordar que a Rússia é acusada desde o final de 2021 de ter concentrado dezenas de milhares de soldados ao longo da fronteira com Ucrânia com vista a uma potencial invasão.