Descoberta rara escultura de Henry Moore que passou décadas numa lareira de uma quinta

Uma escultura rara do artista Henry Moore foi descoberta depois de passar anos na lareira de uma quinta em Wiltshire, Inglaterra. Será agora leiloada por um preço estimado de 60 mil euros.

A obra de arte abstrata, recentemente autenticada por especialistas da Fundação Henry Moore, é feita de chumbo e representa a maternidade. É composta por duas figuras e é chamada de 'Mãe e Filho'. 

A peça, que será leiloada no dia 16 de março, foi avaliada pela Dreweatts entre 36 mil e 60 mil euros. A escultura foi feita por Moore entre 1939 e 1940 e foi um presente para Hubert de Cronin Hastings, editor da 'The Architectural Review'  – uma revista internacional publicada em Londres desde 1896 e que inclui artigos sobre arquitetura, design de interiores, paisagismo e planeamento urbano. 

Na década de 1970, passou para a posse do seu filho, John Hastings, que o manteve na lareira entre uma mistura eclética de objetos até a sua morte, em 2019.

"John era um camponês que criava ovelhas e gado. Estava mais interessado nos seus animais do que nas belas artes. Não estava minimamente preocupado sobre de quem seria a escultura", disse um representante da família.

Francesca Whitham , especialista em Dreweatts, descreveu a escultura como "única e rara" , em parte porque Moore só trabalhou com chumbo na década de 1930.

"Quando recebi a carta da fundação autenticando a peça como um Moore legítimo, fiquei eufórica", admitiu.

A Fundação Henry Moore acredita que ‘Mãe e Filho’ foi um projeto preliminar para uma das famosas esculturas de corda do artista e vinculou o trabalho a um esboço de Moore de 1939, intitulado '18 Ideias para Escultura’.

Henry Moore, foi um renomado escultor de bronze monumental semi-abstrato. Nasceu em 1898 em Castleford, Inglaterra, e em 1941 mudou-se para Perry Green, uma vila no condado de Hertfordshire, perto de Much Hadham, onde permaneceu até à sua morte em 1986.