Energia. Mercado livre com mais de 5,4 milhões de clientes em janeiro

Dados foram divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,4 milhões de clientes em janeiro de 2022, com um aumento líquido de cerca de quase cinco mil clientes face a dezembro de 2021 e representou um crescimento de aproximadamente 1,9% face ao mês homólogo.

Os números, avançados esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), mostram ainda que, em termos de consumo, foi registado um acréscimo de 19,9 TWh face a dezembro de 2021, atingindo 42103 GWh em janeiro deste ano. Já o consumo no mercado livre representa, em novembro, 94% do consumo total registado em Portugal continental.

No que diz respeito à quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (73,8%) e em consumo (42,4%%), tendo reduzido a sua quota reduziu 0,2 p.p. em número de clientes face ao mês de dezembro. Em termos de consumo, a sua quota também registou uma redução de 0,1 p.p. relativamente ao mês anterior.

Em dezembro, a EDP manteve a liderança no segmento de clientes industriais (25,7%), registando um decréscimo de 0,5 p.p. da sua quota de mercado face a dezembro.

Mas o segmento dos grandes consumidores é liderado pela Iberdrola (25,4%), apresentando um decréscimo da sua quota em 2,1 p.p. face a dezembro de 2021.

A ERSE diz ainda que a concentração de mercado, em relação ao mês anterior, diminuiu 0,3 p.p. em número de clientes e 0,2 p.p. em termos de consumo.