Internacional

Antiga secretária de Oskar Schindler morre aos 107 anos

Foi Mimi Reinhardt quem reuniu a lista de funcionários judeus salvos dos campos de concentração e câmaras de gás por Oskar Schindler e que deu origem ao filme de Spielberg.


Morreu Mimi Reinhardt, secretária de Oskar Schindler, que compilou a conhecida lista do industrial alemão que salvou mais de mil judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Tinha 107 anos. 

"A minha querida e única avó acaba de falecer aos 107 anos. Descanse em paz", escreveu a neta Nina em hebraico a familiares, numa mensagem, citada pela AFP.

Reinhardt viveu em Crácóvia, na Polónia, antes do início da segunda grande guerra, e foi contratada por Schindler, para quem trabalhou até 1945, durante a guerra reuniu as listas de funcionários judeus salvos dos campos de concentração e câmaras de gás por Oskar Schindler. 

Com o fim da guerra, Mimi Reinhardt foi viver para Nova Iorque e aos 92 anos decidiu ir para Israel para viver com o seu filho único e com os netos.

Note-se que a lista deu origem ao famoso filme "A Lista de Schindler", que arrecadou sete óscares e dezenas de outros prémios.

 

Os comentários estão desactivados.