Regresso ao Passado

Por Nélson Mateus e Alice Vieira

Querida avó, como estás?

   Contente com o novo Governo?
  Finalmente temos mais ministras do que ministros. ‘O caminho faz-se caminhando’. Embora ainda exista um longo caminho pela frente.

Recentemente fui visitar o Palacete de São Bento.

Quando se entra, do lado direito, estão as fotos de todos os Primeiros-Ministros desde 1974. Só uma foto é de uma mulher, Maria de Lurdes Pintassilgo. A única mulher a ocupar o cargo até agora.

Mas deixa-me que te diga, a parede ainda tem muito espaço para receber fotos de mulheres.

Como sabes, fui com o Ruy de Carvalho inaugurar a Exposição dele ao Vimioso, no Dia Mundial do Teatro.

Gostei imenso. Mas só de viagem (ida e volta) são praticamente 12 horas.

Resolvi descansar este fim de semana em Sintra.

Escolhi o Lawrence’s Hotel para descansar. 

Perdi a conta às vezes que passei à porta deste Hotel. Ficava sempre a imaginar como seria por dentro o espaço que o Eça de Queiroz menciona inúmeras vezes nos seus livros.

Fiquei no belíssimo quarto “Lord Byron”, com uma belíssima lareira e vistas deslumbrantes para a vila e floresta. A ligação de Byron a Sintra é incontornável, falando dos seus encantos no seu Child Harold Pilgrimage.

Gostei imenso do restaurante do Hotel. Está aberto a quem quiser vir ter uma experiencia gastronómica num local repleto de romantismo.

Sabes que estou sempre com ideias novas.

Já estou a imaginar-me a organizar encontros literários neste espaço repleto de história e estórias.

Agora, se não te importas, vou fazer a digestão do belo almoço a redescobrir Sintra através dos encantos das histórias por detrás de cada parque e palácio.

Passas a vida a dizer que estás sempre caída no Ouriço, a discoteca mais antiga de Portugal.

Penso que está na hora de vires passar um fim de semana ao Hotel mais antigo da Península Ibérica, e deliciares-te com o Menu Queirosiano.

Sintra é sempre uma inspiração.

O que te parece?

Bjs

 

Querido neto,
    Andas a viajar muito, gosto disso. Mas eu ainda não me aventuro a ir para longe.
 Só tu e o jovem Ruy de Carvalho para se fazerem à estrada horas sem fim. Fico estafada só de imaginar.

Antes de mais quero dizer-te que Lord Byron elogiou muito Sintra – chama-lhe «um paraíso glorioso» – apenas para dizer mal dos portugueses. Logo a seguir escreve que a beleza de Sintra é tão mal empregada naquela terra de sanguinários que não respeitam leis nem nada.

Adiante.

Espero que tenhas dado ótimos passeios por Sintra, que tenhas feito a Volta do Duche, que tenhas ido até à Cruz Alta e à Igreja de Santa Eufémia, que não tenhas falhado o Chalet da Condessa d’Edla e a misteriosa Quinta da Regaleira.

Sou uma boa guia de Sintra, que conheço muito bem desde miúda, por razões que nem vais acreditar…

Os tios com quem eu vivia eram muito amigos dos donos da Pensão Nunes, que pertencia aos pais do Raio.

Estou mesmo a ver a tua cara, ‘quem será este agora?’… Pois. Nem tu, nem os mais novos que tu sabem quem ele foi… Foi um dos grandes jogadores da Seleção Nacional de Hóquei em Patins. Nessa altura o hóquei em patins era muito, mas muito mais importante que o futebol. Interrompiam-se os filmes no cinema para dar o resultado do jogo… A sério!

E como os meus tios eram amigos do Raio, tínhamos sempre bilhetes para os jogos. Lembro-me de um dia termos ido assistir à final do campeonato a Montreux, na Suíça. (Ganhámos, claro.) E Sintra também tinha uma boa equipa, de maneira que raramente falhávamos um jogo também.

Para além disso, trepar pela Volta do Duche até Santa Eufémia é das paisagens mais bonitas que existem.  É mesmo um paraíso glorioso, como dizia o outro.

Só na Regaleira passa-se um dia inteiro e não chega…

Tal como no Hotel Lawrence…onde por acaso até já fiquei… Sintra é repleta de coisas lindas.

Para a próxima vou contigo.

Mas prepara-te para andar. Já sabes como a avó é!

Bjs e diverte-te.