Combustíveis. Gasóleo vai subir seis cêntimos e gasolina dois

Governo decidiu que o desconto temporário do ISP vai manter-se inalterado na próxima semana.

Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar a partir da próxima segunda-feira. Assim, o gasóleo deve aumentar seis cêntimos e a gasolina dois cêntimos, segundo as contas do Ministério da Finanças.

“Segundo dados de mercado, o preço do gasóleo deverá registar uma subida de 6 cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina deverá subir 2 cêntimos por litro”, lê-se na nota.

O Governo decidiu ainda que o desconto temporário do ISP manter-se-á inalterado na próxima semana, sendo de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina.

“De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços determinaria uma descida do ISP de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina”, detalha o ministério de Fernando Medina.

E acrescenta: “No entanto, atualmente verifica-se um desvio acumulado de 2 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina”. “Assim, as descidas resultantes da aplicação da fórmula são descontadas aos desvios acumulados, não se concretizando, portanto, qualquer alteração às taxas do ISP em vigor na próxima semana”.