Itália recupera manuscrito roubado ‘As Profecias’ de Nostradamus da Alemanha

Michel de Nostre-Dame (1503-1566) escreveu a primeira edição de ‘As Profecias’ em 1555, com a qual previu enigmaticamente eventos importantes na história da Europa.

A Itália recuperou na passada quinta-feira, dia 5 de maio, um antigo manuscrito 'As Profecias’ escrito em 1568 pelo astrólogo francês Michel de Nostre-Dame, conhecido como Nostradamus e famoso pelas suas famosas profecias que previram, entre outras, a abolição da monarquia francesa. 

“O volume em italiano foi localizado pelos Carabinieri, na Alemanha em maio de 2021, quando uma casa de leilões o colocou à venda”, explicou a unidade de Proteção ao Património da força policial militarizada italiana que conduziu a investigação.

Graças a um carimbo encontrado nas suas páginas, foi confirmado que o manuscrito estava originalmente na Biblioteca da SS. Blasi Cairoli del Urbe de Roma, que em 1991 passou a fazer parte da Biblioteca Generalizada Barabiti, da qual foi roubada "num momento indeterminado". 

Antes da descoberta, as autoridades judiciais italianas pediram às autoridades alemãs que bloqueassem o leilão para apreender o volume, que permaneceu sob custódia na cidade alemã de Stuttgart até à sua repatriação.

O volume foi então devolvido ao responsável da Biblioteca a que pertencia originalmente, o padre Rodrigo Alfonso Nilos, graças à colaboração entre os Ministérios da Cultura italiano e alemão. 

Michel de Nostre-Dame (1503-1566) escreveu a primeira edição de 'As Profecias' em 1555, uma coleção que o tornou famoso pelas suas 942 quadras, nas quais previu enigmaticamente eventos importantes na história da Europa, como a morte de Rei Henrique II de Castela.