O enorme 7335 vai passar ao lado da Terra na sexta-feira

De acordo com a NASA, o 7335 (1989 JA) será o maior asteróide que se vai aproximar este ano da Terra.

Segundo revelou o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, um enorme asteróide, quatro vezes o tamanho do Empire State Building, vai fazer um aproximação à Terra no próximo dia 27, sexta-feira. 

Segundo o Centro, o asteróide, chamado 7335 (1989 JA), vai “falhar” o planeta Terra por cerca de 4 milhões de quilómetros, ou seja, 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. Contudo, tendo em conta o seu tamanho –  com 1,8 quilómetros de diâmetro – e a proximidade com a Terra, a NASA acabou por classificá-lo como “potencialmente perigoso” (poderia causar enormes danos ao planeta se a sua órbita mudasse).

De acordo com a NASA, o 7335 (1989 JA) será o maior asteróide que se vai aproximar este ano da Terra. “Viaja a cerca de 76 mil km/h e não voltará a sobrevoar o planeta até 23 de junho de 2055, altura em que vai passar ainda mais longe do que a atual passagem, ou seja, a cerca de 70 vezes a distância entre a Terra e a Lua”, elucidam os especialistas.

Na verdade, este asteróide é um dos mais de 29 mil objetos próximos da Terra (NEOs) que a NASA rastreia a cada ano. Segundo o Centro, entende-se por NEOs “os objetos astronómicos que passem a cerca de 48 milhões de quilómetros da órbita da Terra”. A maioria desses objetos é “extremamente pequena”, mas o 7335 (1989 JA) mede mais do que cerca de 99% dos NEOs que a NASA segue.

Além disso, sublinham os cientistas, o 7335 (1989 JA) também se encaixa numa classe de asteróide chamada ‘Apollo’, que “se refere a asteróides em órbita do Sol que cruzam periodicamente a órbita da Terra”. 

A NASA é repsonsável por “controlar” NEOs como este e recentemente lançou uma missão para “testar se os asteróides potencialmente perigosos poderiam um dia ser desviados de uma rota de colisão com a Terra”.