Ministério da Justiça proíbe crepes em formato de genitais no Brasil

A loja La Putaria vende waffles e crepes em formato de órgãos sexuais e, desde a sua abertura, tem sido um enorme sucesso.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública Brasileiro publicou recentemente uma medida que proíbe à famosa loja de crepes La Putaria, em Ipanema, Zona Sul do Rio, de vender alimentos em formato de genitálias humanas (tanto masculinas como femininas) a menores de 18 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de União (DOU) de quarta-feira, dia 1 de junho. 

A decisão, assinada pela diretora substituta Laura Tirelli, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é direcionada também aos estabelecimentos: Ki Putaria, em Salvador, Assanhadxs Erotic Food, em São Paulo e La Pirokita, em Maringá. O incumprimento da regra causará uma multa diária de 500 reais. 

Além disso, a decisão inclui também a proibição de letreiros e da exposição dos produtos em locais e vitrines de fácil visualização pelos consumidores no exterior dos estabelecimentos. 

A verdade é que, até então, La Putaria forma filas diárias para a venda de waffles e crepes em formato de órgãos sexuais. Só no Instagram, o perfil do estabelecimento comercial, soma cerca de 160 mil seguidores. 

"O Brasil é o único país do mundo onde existem estes problemas. Há cópias semelhantes na Europa e em outros países da América Latina. Em nenhum deles acontece, porque as pessoas são adultas e não usam isso para visões políticas. É algo triste e inédito em 2022. Os nossos advogados estão a analisar essa censura anti-liberdade de expressão", lamenta o austríaco Robert Kramer, que trouxe a marca para o Rio de Janeiro ao lado da namorada, a empresária Juliana Lopes.  "Nós já não vendíamos os nossos produtos a pessoas menores de 18 anos, por isso, a proibição não nos afeta", acrescentou Lopes.