Monkeypox. Situação está a ser seguida “com prudência não excessiva”, diz ministra

Segundo a governante, os números de cada país são sempre o reflexo da sua estratégia de notificação e da preocupação clínica a esse respeito, sendo por isso “muito variáveis de país para país”.

Monkeypox. Situação está a ser seguida “com prudência não excessiva”, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou, esta terça-feira, que as autoridades estão a seguir os contágios pelo vírus Monkeypox "com prudência não excessiva", ao considerar que os números de cada país são um reflexo da estratégia de notificação e da preocupação clínica.

Para Marta Temido, o facto de o número de casos continuar a crescer mundialmente e de Portugal ser um dos países com maior registo de infeções é um sinal de “boa tradição” no país de registo, pois revela “a dimensão do problema” e a exatidão dos contágios.

"Neste momento, aquilo que podemos dizer a esse propósito é que temos procurado fazer um registo muito real e muito empenhado daquilo que é o número de novos casos de infeção por vírus Monkeypox como temos procurado fazer um registo muito empenhado de números de casos, por exemplo de covid", sublinhou a ministra após uma visita ao Laboratório Nacional do Medicamento, em Lisboa.

Segundo a governante, os números de cada país são sempre o reflexo da sua estratégia de notificação e da preocupação clínica a esse respeito, sendo por isso "muito variáveis de país para país".

As autoridades de saúde estão a acompanhar "com prudência esta evolução, mas com uma prudência não excessiva, sobretudo com preocupação, de que estes casos sejam bem tratados", assinalou Marta Temido, que considerou ser mais importante neste momento "a boa saúde das pessoas que contraíram o vírus e que estão a ser acompanhadas".

"Acho que esse é o tema essencial, enquanto acompanhamos as recomendações internacionais e a evolução do estudo da etiologia", frisou.

Quanto à possível definição de perfil para estes doentes, Marta Temido disse que se está a falar de "uma doença e as doenças escolhem pessoas".

"Portanto, aquilo que é muito importante é que, de facto, os conselhos médicos sejam seguidos", sustentou a ministra, ao adiantar que a reserva estratégica nacional de medicamentos que o país dispõe já inclui a vacina contra a varíola humana. "E nós estamos atentos àquilo que é a necessidade de reforço da reserva estratégica nacional".

Portugal registou mais 13 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, contabilizando no total 166 contágios no país, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a maioria das infeções foram, até ao momento, notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, sendo que também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

{relacionados}