NOS Primavera Sound. Primeiro dia, das baladas de Nick Cave ao rock psicadélico dos Tame Impala

O primeiro dia do NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade, no Porto, deu mote para o que aí vem: três dias de muita música, para todos os gostos.

NOS Primavera Sound. Primeiro dia, das baladas de Nick Cave ao rock psicadélico dos Tame Impala

Estão, oficialmente, de volta os grandes festivais de verão. Depois de dois anos de 'seca', devido à pandemia da covid-19, os festivaleiros puderam regressar ao seu habitat natural: os palcos, os pórticos, as frontlines e as intermináveis filas para comer algo, pedir uma cerveja ou ir à casa de banho. Ah, o mundo dos festivais de verão!

O NOS Primavera Sound tomou de assalto o Parque da Cidade do Porto, como de costume, onde estará até dia ao sábado, dia 11. E o primeiro dia foi só um 'cheirinho' do que aí vem. Nick Cave and The Bad Seeds, Tame Impala, Cigarettes After Sex, Mura Masa, Caroline Polachek e Sky Ferreira foram só alguns dos artistas que se destacaram ao longo deste primeiro dia, espalhados pelos vários palcos do festival.

Houve um pouco de tudo: desde as baladas de amor de Nick Cave, o homem que transpira emoção e sentimento, a um concerto… no mínimo caricato de Sky Ferreira. A artista norte-americana – que tem origens portuguesas – surgiu em palco com um ligeiro atraso, tocou seis músicas e, quando deu por ela, estava, literalmente, a ser expulsa do mesmo. "Ok, bye I guess" (Okay, adeus, suponho) exclamou a mesma, abandonando o palco, para surpresa dos seus fãs.

Já a grande surpresa da noite prendeu-se com o espetáculo de Caroline Polachek no Palco Binance, onde um pequeno grupo de fãs se reuniu para dançar e abanar o esqueleto ao som da etérea voz da norte-americana.

E, para fechar a noite – pelo menos nos palcos maiores – Tame Impala regressaram a Portugal para fazer aquilo que melhor sabem fazer: um espetáculo sonoro e visual tão peculiar que, se não soubessemos que era Kevin Parker o homem sobre o palco, entenderíamos logo tratar-se de obra sua. O cansaço nos festivaleiros já se fazia sentir, mas o encore com alguns dos seus maiores clássicos, como Let it Happen e New Person, Same Old Mistakes, reavivou a chama entre os milhares que ouviam atentamente.

A festa segue no palco Bits, e amanhã há mais: Beck, Pavement, Rina Sawayama e Slowdive vão preencher o segundo dia de festival.