OMS alerta que infeções de covid-19 duplicaram em seis semanas

Contágios globais passaram de cerca de três milhões semanais para seis milhões.

OMS alerta que infeções de covid-19 duplicaram em seis semanas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, esta quarta-feira, para uma subida substancial do número de infeções de covid-19 no último mês e meio.

Segundo dados da OMS, os contágios duplicaram nas últimas seis semanas, passando de cerca de três milhões semanais para os seis milhões atualmente.

"Um aumento de casos de infeção significa que pode haver mais hospitalizações e mais mortes nas próximas semanas", avisou o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa, em Genebra.

O responsável adiantou que a maioria das infeções atuais, nos diversos países, deverá ter origem pela linhagem BA.5 da variante Ómicron, que é "a mais contagiosa" desde o início da pandemia, em 2020.

Veja-se o exemplo de Portugal, onde, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgados na terça-feira, a linhagem BA.5 foi responsável por cerca de 95% das infeções na semana entre 4 e 10 de julho.

A BA.5 é, desde maio, a linhagem dominante em Portugal e foi, de acordo com os especialistas, uma das causas da recente sexta vaga de infeções que se registou no país.