David Trimble, Nobel da Paz pelo histórico acordo na Irlanda do Norte, morre aos 77 anos

Trimble ajudou a construir o grande acordo de paz de 1998 que acabou, em grande parte, com 30 anos de conflito na Irlanda do Norte.

David Trimble, Nobel da Paz pelo histórico acordo na Irlanda do Norte, morre aos 77 anos

Morreu, esta segunda-feira, o ex-primeiro ministro da Irlanda do Norte, David Trimble, que recebeu o Prémio Nobel da Paz. Tinha 77 anos. 

"É com grande tristeza que a família de Lord Trimble anuncia que ele faleceu pacificamente hoje cedo após uma curta doença", disse o Partido Unionista do Ulster (UUP), em comunicado, sem fornecer mais detalhes sobre sua morte.

Trimble ajudou a construir o grande acordo de paz de 1998 que acabou, em grande parte, com 30 anos de conflito na Irlanda do Norte, ganhando o Nobel em conjunto com o seu homólogo do Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP, na sigla em inglês), John Hume. Ao longo das décadas de conflito, morreram cerca de 3.500 pessoas. 

"Um gigante político, um político corajoso, um sindicalista convicto e um amigo", disse Doug Beattie, atual líder da UUP, através do Twitter, acrescentando que era "um homem de coragem e visão".

Após o acordo,Trimble exerceu o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte, ao lado do vice-líder do SDLP, Seamus Mallon, como vice-primeiro-ministro.

Também Brandon Lewis, que renunciou ao cargo de secretário da Irlanda do Norte do governo do Reino Unido no início deste mês, considerou-o "um estadista brilhante e funcionário público dedicado", deixando ainda as seguinte palavras: "O seu legado como arquiteto do Acordo da Sexta-feira Santa viverá para sempre".