Viagens turísticas aumentaram 195,6% no primeiro trimestre

Ao todo, foram realizadas 4,7 milhões de viagens e ficaram “ligeiramente acima” dos níveis do 1.º trimestre de 2019.

As viagens turísticas dos residentes em Portugal, feitas no país e no estrangeiro, aumentaram 195,6% no primeiro trimestre, em termos homólogos, ficando “ligeiramente acima” (0,3%) do primeiro trimestre de 2019, impulsionadas pelas viagens nacionais, divulgou o INE.

Ao todo, foram realizadas 4,7 milhões de viagens e ficaram “ligeiramente acima” dos níveis do 1.º trimestre de 2019.

Os mesmos dados revelam ainda que "esta variação significativa ficou a dever-se às fortes restrições às deslocações no contexto pandémico no primeiro trimestre de 2021, quando as deslocações tinham diminuído 55,3% em território nacional e 89,5% com destino ao estrangeiro".

"As viagens em território nacional corresponderam a 90,5% das deslocações (4,2 milhões) e aumentaram 175,8% (+3,6% face ao primeiro trimestre de 2019). As viagens com destino ao estrangeiro cresceram 846,9%, mas ficaram ainda 23,0% abaixo dos níveis de 2019, totalizando 443,4 mil viagens, o que correspondeu a 9,5% do total (8,7% no quarto trimestre de 2021)", precisa o INE.

O número de viagens aumentou em todos os meses do trimestre: +179,3% em janeiro, +266,0% em fevereiro e +156,8% em março. Face aos mesmos meses de 2019, fevereiro registou um acréscimo de 8,5%, enquanto em janeiro e março se observaram reduções de 2,8% e 4,6%, respetivamente.

No período em análise, a `visita a familiares ou amigos` foi a principal motivação para viajar (2,2 milhões de viagens, +187,7%; +4,4% face ao primeiro trimestre de 2019), apesar da perda de representatividade (46,1% do total, -1,3 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2021).

Já o motivo `lazer, recreio ou férias` correspondeu a 1,8 milhões de viagens (39,2% do total, +13,0 pontos percentuais), revelando o maior acréscimo, de 342,2% (+3,0% em relação ao primeiro trimestre de 2019).

As viagens por motivos `profissionais ou de negócios` (431,8 mil) aumentaram 90,0% (-31,1% face a 2019; +47,8% no quarto trimestre de 2021), embora a sua representatividade tenha diminuído (9,2% do total; 14,3% no primeiro trimestre de 2021).

Os `hotéis e similares` concentraram 21,9% das dormidas resultantes das viagens turísticas no primeiro trimestre de 2022, reforçando a sua representatividade (+16,3 pontos percentuais), mas o `alojamento particular gratuito` manteve-se como a principal opção (71,0% das dormidas, -17,6 pontos percentuais).